sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dia dos Namorados

Olá pessoal, Hoje 12 de Junho, Dia dos Namorados, trago aqui minha última aventura de bordadeira. Pesquisando na internet sobre bordados, acabei descobrindo um lindo bordado tradicional português. Trata-se do lenço dos namorados. Inicialmente este trabalho surgiu na região de Minho e acabou se espalhando por todo país. Hoje é um souvenir muito tradicional de Portugal. Antigamente as jovem donzelas bordavam pequenos lenços que posteriormente eram entregues aos seus pretendentes. Naquela época a maioria das moças possuíam pouca instrução, assim é comum ver muitos destes lenços com muitos erros de português. Mas isto acabou sendo uma característica única destes bordados. São bordados feitos com cores básicas com desenhos singelos com tema romântico como: corações, pássaros, flores, chave, etc. Inspirada por esta tradição resolvi criar meu próprio lencinho dos namorados para comemorar a data. Resolvi não copiar simplesmente um desenho já existente. Assim utilizei no meu desenho os elementos que comumente vemos nestes trabalhos. E escrevi de propósito de forma errada, incluindo umas palavras que encontramos em diversas peças (que embora estejam erradas) achei muito bonitinho e doce como "veijinho" e não beijinho, e "ámute" ao invés de te amo. Este lenço na verdade irei fazer uma capa de almofada. Posteriormente mostro o resultado também. Então vejam o meu lenço dos namorados feito para celebrar minha união com meu marido.

Um comentário:

  1. o seu trabalho é maravilhoso. obrigada pelas explicações, e pelo tempo dedicado a esse blog, sucesso,e, mais uma vez muito obrigada

    ResponderExcluir